Tudo que você precisa saber sobre marketing durante a Copa do Mundo

Publicado por Equipe SejaEncontrado em

A Copa do Mundo da FIFA é extraoficialmente o maior evento esportivo do mundo. É também uma das maiores oportunidades de marketing do mundo.

Visão geral da copa do mundo

Com 32 seleções nacionais de futebol, a FIFA cativa uma estimativa de bilhões de pessoas em todo o mundo durante o grande evento durante um mês. Esse ano está sendo realizado na Rússia, como todos já sabem.

O Marketing da copa do mundo

Dado o foco global neste evento esportivo, muitos patrocinadores oficiais e outras empresas tentarão capturar a atenção daqueles que acompanham o evento.

A questão mais rentável para a FIFA nesse momento é o direito a transmissão pela mídia tradicional. Os direitos de TV são um grande negócio. A FIFA negocia direitos individuais para os jogos em cada país. Fox, Telemundo, Globo… Apenas os grandes assumirão em 2018 e 2022, a um custo de mais de $ 1,25 bilhão de dolares.

A FIFA tem patrocinadores oficiais em três níveis: parceiros da FIFA, patrocinadores da Copa do Mundo e apoiadores nacionais (que são todas empresas brasileiras). A FIFA descreve a diferença abaixo:

Os seis parceiros da FIFA têm o mais alto nível de associação com a FIFA e todos os nossos eventos, além de desempenhar um papel mais amplo no apoio ao desenvolvimento do futebol em todo o mundo, desde a base até o topo da Copa do Mundo. permite que a FIFA e seus parceiros formem verdadeiras parcerias, agregando grande valor ao engajamento de ambos os lados.

Parceiros da FIFA (FIFA Partners)

Adidas
Coca-Cola
Hyundai/Kia
Emirates
Sony
Visa

Os patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA têm direitos sobre a Copa das Confederações da FIFA e a Copa do Mundo da FIFA em nível global. são a associação de marcas, o uso de ativos de marketing selecionados e a exposição na mídia, bem como ofertas de ingressos e hospitalidade para os eventos.

Os patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA têm direitos sobre a Copa das Confederações da FIFA e a Copa do Mundo como um todo e em todo o mundo.

Como iniciar o seu E-commerce e garantir o sucesso

Entenda o Lead Lovers e saiba sua real função

Os principais direitos de um patrocinador nesse nível são a associação de marcas, o uso de ativos de marketing selecionados e a exposição na mídia, bem como ofertas de ingressos e hospedagens com parcerias de mercado para os eventos.

O nível Nacional de “Apoiador” é o nível final da estrutura de patrocínio da FIFA, permitindo que empresas com raízes no país anfitrião de cada evento da FIFA promovam uma associação no mercado doméstico.

Não é novidade que a FIFA quer garantir que as empresas que pagam mais por patrocínios possam fazer muito mais do que patrocinadores não participantes. A FIFA tem vários documentos de orientação em seu site, incluindo o que os patrocinadores recebem por seu patrocínio e o que as empresas não participantes podem e não podem fazer.

A mídia, por exemplo, pode usar as marcas oficiais, desde que não a use em nenhuma propaganda ou implique qualquer conexão oficial com a FIFA ou a Copa do Mundo.

Mídia social

A linguagem oficial da FIFA nos esforços de mídia social e nas diretrizes de publicação da Copa do Mundo pode ser encontrada aqui (Todo o texto em inglês). Para uma visão mais abrangente das diretrizes e anúncios de branding da FIFA, clique aqui (Todo o texto em inglês).

Dicas para marketing seguro e eficaz e mídias sociais durante a Copa do Mundo

1. A menos que você seja um patrocinador oficial, não use nenhuma das marcas oficiais, logotipos ou fotos.

2. Se você tiver alguma dúvida sobre seus planos de marketing, converse com seu departamento jurídico

3. Melhor não usar a hashtag #WorldCup oficial. Cada jogo provavelmente terá sua própria hashtag não oficial (como #BRAvsARG). Essa será uma boa maneira de ficar por dentro da ação.

4. Seja útil para o seu público. Envie-os links e, caso contrário, os alerte para quando as correspondências importantes estiverem ativadas.

5. Assuma que é seguro retweetar e responder às contas oficiais da FIFA para acompanhar.

6. Use abordagens criativas para multimídia que possam despertar emoção entre seu público. (Por exemplo, um gráfico do U.S.flag e uma bola social provavelmente passarão a mensagem).

7. Siga outras marcas para aprender as melhores práticas e ver como elas estão participando sem entrar em conflito com as regras da FIFA.

Este é um artigo vivo. Ele será atualizado à medida que mais informações forem esclarecidas e os anexos serão anotados quando necessário.

Deixe seu comentário, adoraríamos saber sua opinião

Design Gráfico: 12 sites para você encontrar a inspiração para o seu portfólio

Fontes: Data Strategy Technologyadweek


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *